sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Que é Miastenia Gravis?

A Miastenia Gravis MG é uma fraqueza muscular ocasionada por engano do sistema imunológico. O sistema reconhece que o neurotransmissor acetilcolina seria um invasor. Então, produz anticorpos para combatê-la. Resultado: fraqueza muscular.

A fraqueza pode ocorrer apenas nas pálpebras e rosto ou pode ocorrer de modo generalizado.

miastenia graves
O cansaço constante faz a pessoa miastênica ter a sensação que não tem energia para suportar o próprio corpo.

A situação mais grave é a crise miastênica. A musculatura responsável pela respiração fica afetada e a pessoa tem sérias dificuldades de respirar, necessitando internação hospitalar específica. Porém nem todos que possuem a MG terão essa crise.

Para diagnosticar a MG é preciso passar por um neurologista. Dois exames são necessários: a eletroneuromiografia e o exame de anticorpos anti-receptor de acetlcolina.

A maior parte das pessoas com MG podem levar uma vida normal desde que tenha acesso a boa equipe médica, se adaptem as dificuldades e dediquem-se a serem mais autônomas.

O tratamento pode ser realizado no Sistema Único de Saúde - SUS. Orienta-se a passar na unidade de saúde mais próxima de sua residência, marcar consulta ou tentar encaixe com o médico clínico geral. Relatar ao médico os sintomas e solicitar encaminhamento ao neurologista.

Mais informações nos links abaixo:









Nenhum comentário:

Postar um comentário