sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O Que é Veganismo?

não consumir derivados animais
Veganismo é um movimento político, filosófico e social sobre os direitos animais. É um assunto complexo. Tentarei fazer uma breve apresentação.

A luta pelos direitos animais é tão antiga quanto a própria civilização humana. Com o advento da propriedade privada; terrenos, recursos naturais, objetos, seres humanos e animais puderam ser submetidos a essa situação de propriedade de alguém. Primeiro foram escravizados os animais, depois foi permitido escravizar indivíduos de nossa própria espécie.

A escravidão humana foi abolida. Desde o século passado foram declarados os Direitos Humanos que devem ser respeitados por todas as nações. 

A expressão veganismo surge por volta de 1960, na Inglaterra. Tem ganhado adeptos no mundo. No veganismo, em concordância com a Biologia, a espécie humana está em igualdade com os demais animais. O que não faz sentido explorar os outros animais (tão capazes de sofrer e ter prazer quanto nós), alegando ser "superior" - especismo.



No desenvolvimento do veganismo, surgiram algumas correntes, dentre as quais está a Abolicionista - abolir a exploração animal. Libertação Animal (esta é a corrente que eu sigo).
Veganismo é uma proposta inovadora de viver bem. Uma prática ética mais ampla. Um modo de viver que melhor se harmoniza com o meio ambiente e, principalmente, na melhor convivência com os animais (incluindo os animais humanos).

compaixão, não violência, pelas pessoas, pelo planeta, pelos animais
O vídeo abaixo faz um resumo dos principais argumentos veganos e o motivo de ser vegano:



3 comentários:

  1. É um modo de vida muito bonito e admirável.
    Por outro lado, não é nada fácil, ao meu ver.
    Pessoas que moram em regiões menos desenvolvidas, não tem acesso a esse tipo de alimentação e produtos, com facilidade.
    É por isso mesmo, que bato palmas para quem é vegano.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a explicação e bem mais complexo do que eu imaginava. Acredito que essa filosofia/política/modo de ver deveria ser muito mais divulgado a fim de conscientizar mais as pessoas sobre o assunto.
    Eu ainda não faço parte dessa luta (preciso de mais consciência?) mas a apoio TOTALMENTE.
    Parabéns por seres que tu és! Admiro pessoas assim.
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Vc já está dentro dessa luta, Rejane. Vc respeita o próximo. Veganismo amplia para as outras espécies animais.
    Realmente, é um assunto complexo. Pretendo compartilhar aqui no blog várias informações, links a respeito.

    =*

    =]

    ResponderExcluir