sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Atividade Física - Miastenia Gravis - Mobilidade Reduzida

As pessoas que têm miastenia gravis ou outra forma de mobilidade reduzida também precisam de atividades físicas.
No caso da miastenia gravis, que se manifesta com exercícios físicos e ameniza com o repouso, a atividade física tem que ser realizada com cuidado. 
O próprio paciente deve ser crítico do que pode de fato realizar no momento. A fraqueza muscular é flutuante. Há dias que os exercícios são feitos razoavelmente bem, em outros, haverá mais dificuldade.
Eu gosto de fazer atividade física.
Em casa, eu costumo fazer alongamentos. Faço movimentos da ginástica laboral e Lian Gong.
Faço buscas no youtube por vídeo-aulas terapêuticas, de reabilitação, fisioterapia ou alongamentos simples. Então, fiz uma seleção e já tenho uma vários vídeos interessantes que me ajudam.
exercício fisico
Nessa pesquisa sobre atividades, encontrei a dançaterapia.
Muitas dessas atividades, não faço completamente. Às vezes, preciso adaptar. 
Quando os alongamentos são dos membros superiores, é possível fazer sentado, em vez de em pé.
Os movimentos que usam bastão, basta retirar o cabo de uma vassoura.
Lian Gong, por exemplo, são 18 terapias. Até o momento, eu consigo realizar as 10 primeiras.
Depois de assistir os vídeos e aprender a fazer parte, considerável, dos movimentos, eu tiro o som original do vídeo, e imito os movimentos com uma trilha musical que gosto bastante.
Então, para ginástica laboral e lian gong, escuto esta trilha:
Abaixo, deixo alguns vídeos como sugestão de atividade física para quem tem mobilidade reduzida.

Ginástica Laboral













Dançaterapia



Terapia Holística - aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real. Fonte: Wikipédia

Alongamento sentado

Miastenia Gravis
CLIQUE NA IMAGEM

4 comentários:

  1. Muito boa as suas dicas. Obrigada pela visita em meu blog, tbm gostei bastante do seu e sempre que puder vou passar por aqui. Bom conhecer alguém que tbm tem MG.
    Beijos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Fiquei feliz com a sua visita.

    Sinto falta do contato com pessoas que lidam diariamenteo com a MG também.

    Você é bem-vinda!

    E segue a luta :)

    ResponderExcluir
  3. Meninas, fiquei feliz por encontrar vocês. Passei por uma internação de 8 meses por causa da miastenia. Agora estou me adaptando a ela... conhecer outras pessoas com a mesma luta, é importante pra mim!
    Beijos beijos e beijos

    danixavier25@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!

      Estamos na luta!
      Neste ano, pela primeira vez, fiquei internada 2 dias na santa casa.
      Felizmente, apesar dos sintomas fortes, não era uma crise miastênica. Também não sofri inflamação nem nada.
      Coisas da miastenia gravis.
      Agora estou bem melhor.

      Beijo!

      Excluir