Documentário O Fio da Memória


Documentário brasileiro de Eduardo Coutinho (ano 1988): "O Fio da Mémoria"

Narração de Milton Santos (ator) e Ferreira Gullar (poeta).

A história do Brasil é contada, grande parte, através do diário de Gabriel Joaquim dos Santos que construiu a Casa da Flôr. 

A Casa da Flôr é reconhecida internacionalmente na área de arquitetura pela a sua constituição única, de criatividade e poesia. Uma casa toda construída, reaproveitando materiais descartáveis tais como lâmpadas queimadas e azuleijos quebrados.

Gabriel Joaquim dos Santos (1892-1985) foi filho de ex-escravo e sua mãe era filha de índios. No seu diário, relata fatos históricos que também mostram como foi a transição do sistema escravocrata para o sistema capitalista no Brasil. Não teve acesso à escola, mas aprendeu por conta própria a ler e a escrever.


Quem foi Gabriel Joaquim dos Santos?





O Documentário completo "O fio da Memória" em torrent (410 Mb): 


"A escravidão afro-americana moderna desempenhou importante "função" no desenvolvimento do sistema econômico capitalista mundial.

Foi o negro escravo que criou com o seu trabalho - quase sozinho - a fabulosa massa de artigos tropicais que se pôs à venda na Europa durante três séculos, enriquecendo as classes dominantes de lá e cá.

Com o seu trabalho e, complementos a fórmula, com sua pessoa, pois a compra e venda de africanos, também por três séculos, foi uma das principais fontes de acumulação de capital que pôs a Europa na dianteira da civilização ocidental.

Sem trabalho escravo, não conseguimos ver como essas duas coisas teriam podido acontecer."


(Trecho da biografia "Zumbi" do historiador Joel Rufino dos Santos. Página 11, data de publicação do livro, 1985).


Participe do Fórum Brasil Geek:

http://www.brasilgeek.com/forum/topic/5289-qual-%C3%BAltimo-filme-voc%C3%AA-assistiu/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wu Xia / Swordsmen (Filme chinês - 2011)

Viver com a Miastenia - Documentário

Meus Pés são a Cadeira de Rodas