Palavras da Monja Coen - Zen Budismo


Na barra de busca do youtube, se digitar "Monja Coen" encontrará muitas palestras de variadas duração: de  5 minutos e até mais de 1 hora.

Assistir as palestras da Monja me traz tranquilidade, alívio. Isso não é atoa. As palestras, além de apresentar ensinamentos budistas, abordam temas da vida, evitando o máximo possível uma visão superficial e ignorante da realidade. Para mim, isso é muito reconfortante. No meu dia-a-dia, fico até desanimada de escutar tantas frases preconceituosas das pessoas a respeito das "outras" pessoas. Então, assisto e reassisto muito os vídeos da Monja Coen. 

palavras da monja coen

O estresse na vida é constante. As palavras da Monja para mim são anti-estressantes (portanto, tendo até efeitos anti-oxidantes rs rs). Sim, é uma satisfação ouvir as palavras da Monja.

Eu moro no interior de São Paulo e não poderia frequentar os cursos e palestras da Monja na capital. Por isso, fico muito feliz que ela realize esse trabalho na mídia. 

Ela aparece nos meios como o jornal impresso "O Globo" ou programas do SBT, mas também aparece muito em programas de uma mídia menor e mais alternativa. É um dos caminhos que a Monja se dispõe a propagar os ensinamentos budistas no Brasil.


O Que Aprendi com as Palestras da Monja Coen?


Buda - Foi um ser humano que despertou para a realidade da vida. Perguntou-se, muitas vezes: "Qual é o propósito da vida?". Fez essa pergunta, sobretudo, após conhecer a doença, a velhice e a morte.

Observar a si mesmo - É uma prática que deve ser realizada constantemente. Observar as emoções, os sentimentos. Não ocultar nem negar o que não é bom em si - que tem base na ganância, raiva e ignorância. Identificar a manifestação desses três problemas. Não fugir das dores ou quaisquer outras situações, estar inteiro nelas.

Respiração consciente - Pré-requisito a prática de meditação. Consiste em contar a cada expiração (1, 2, ... até 10), visualizando cada número na expiração. Isso é um exercício de concentração, de perseverança e de se esforçar para tal. Para diminuir estresse e ansiedade.

Meditação - É uma necessidade mental. É o objetivo máximo do trabalho da Monja: estimular as pessoas a meditar. Meditação é prática. Para ser aprendida, leva-se um bom tempo. Ainda não pratico meditação.



Reclamações - Aonde termina o dentro e começa o fora? Não reclamar gratuitamente. Não falar mal do que está "externo".


Budismo - Tudo no mundo é impermanente. Portanto, atravessamos portais de situações boas e más.


Frases da Monja Coen


"Eu reconheço em você um ser humano muito parecido comigo. Não igual, mas parecido.
Com muitas falhas, como eu tenho falhas.
Então, não posso desenvolver ódio.
Mas, para isso, nós temos que respeitar esse ser humano que somos.
Nós temos que gostar de nós mesmos."


"Nenhuma pessoa é má o tempo todo nem boa o tempo todo".


"Não cultivar o rancor e a raiva, porque estaremos nas mãos da pessoa ou de um grupo que fez o mal; que está acometido pelo mal, não que seja uma má pessoa ou um grupo mau. O que nós não gostamos é da ação malévola".

"Não quero acabar com os corruptos, quero acabar com a corrupção".

"Há três venenos que perturbam a mente humana: ganância, raiva e ignorância. Qualquer um de nós pode ser envenenado."

"Temos que conviver com muitas situações difíceis. Dentro do Budismo se diz que tudo que surge são seres iluminados disfarçados a nos mostrar o caminho. Qual será a minha opção? Qual será a minha resposta a essa provocação do Universo? Será que vou matar alguém / destruir?"


A minha palestra predileta da Monja Coen - "Compaixão" da série Mova:




Série de Palestras da Monja Coen:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLZ9-9MbIebj7LELGZehBy-5VcIk2udP37

https://www.youtube.com/playlist?list=PL_3Ul_dHyJMH-d3iXGvBzbAwFKDp9d1IK

https://www.youtube.com/watch?v=CsZt0-1ihm8

https://www.youtube.com/watch?v=hQHJ2-gwbnQ

https://www.youtube.com/watch?v=nHWmHmwuhoA

https://www.youtube.com/watch?v=CtSoSH6f-Gs

https://www.youtube.com/watch?v=cFJFPYswP_g


Documentários com participação da Monja Coen

Eu MAIOR

https://www.youtube.com/watch?v=V0gquwUQ-b0

Tolerância e  Fé no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=_6W92bGNhLo


Site da Monja Coen

www.monjacoen.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Wu Xia / Swordsmen (Filme chinês - 2011)

Viver com a Miastenia - Documentário

Meus Pés são a Cadeira de Rodas