Análise do Filme "Além da Fronteira" de 2013

Ficha Técnica

Título Original: Out of the Dark
Data de lançamento 13 de dezembro de 2013 (1h 36min)
Direção: Michael Mayer
Elenco: Nicholas Jacob, Michael Aloni, Jamil Khoury mais
Gêneros Drama, Romance
Nacionalidades Israel, EUA, Palestina

Alem da fronteira 2012
 
Sinopse:

Um estudante palestino, Nimr, consegue uma vaga em uma Universidade de Israel no curso de Psicologia. Ele obtem autorização para entrar e sair em Israel.
Em uma noite, em um club gay, conhece o advogado israelense, Roy.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=kgLlY5oGNoE




A Minha Impressão

O filme me surpreendeu muito.

Faz tempo que não assistia um filme tão bom, onde envolvesse política, injustiças sociais, corrupção e romance. Adoro! Não esperava essa combinação.

Gosto muito de romances gays. Quando vi a sinopse do filme, fiquei ainda mais interessada.

Muitas vezes, os filmes gays são centrados somente no relacionamento do casal principal sem englobar outras questões. O "Além da Fronteira" não é assim, não é uma história simples.

Fiquei interessada em assistir, após ver uma "gay romance amv" no youtube, onde vi o casal composto por esses lindos atores.

critica analise do filme


Gay Romance Amvhttps://www.youtube.com/watch?v=3zE1flaz2aY


Análise


"Além da Fronteira" já mostra a tensão social entre Israel e a Palestina desde as primeiras cenas.

Foi o primeiro filme onde pude acompanhar as duras relações entre israelitas e palestinos com consequências dramáticas. Não sei se é assim sempre na realidade por lá, mas o conflito entre Israel e a Palestina é conhecido internacionalmente, marcado por racismo, classismo e violência. O que lembrou muito o Brasil com o seu racismo estrutural, que marginaliza socialmente, ou até mesmo extermina, as mulheres e os homens pretos, e os povos indígenas, através também do próprio governo, via polícia militar ou exército.

Pensei que o filme, nesse contexto, iria tender a mostrar Israel como o lado "bonzinho" da história. Se assim tivesse ocorrido, teria sido irritante a mim. Mas eu não estava buscando um filme de política, se o roteiro tivesse sido tendencioso de modo nítido, não me decepcionaria tanto... pois tinha buscado por "romance gay" mesmo que fosse uma história superficial e com viés político do qual eu não concordasse.

Felizmente, o filme é complexo e consegue equilibrar, quase que matematicamente, as falhas de conduta tanto dos palestinos (a princípio) quanto dos israelitas. Os palestinos com famílias conservadoras homofóbicas, machistas. Os israelitas com um governo que demonstra possuir um racismo estrutural similar ao do Brasil contra as pessoas da Palestina.


Israel Palestina


Também são mostradas as preocupações das famílias israelitas de não se envolver nos dramas palestinos; o abuso de autoridade dos policiais israelitas que veem nos palestinos potenciais "terroristas".

São várias falhas de conduta, além dessas já citadas, com a ausência do respeito aos Direitos Humanos.

Durante as cenas, observa-se um resumo condensado e instigante dos diversos conflitos que esses povos possuem e travam entre si.

Tudo isso com um romance gay muito fofo, que não desaponta para quem gosta desse gênero de história.

Por fim, o filme também mostra as incertezas diante desse panorama social e a dificuldade de estabelecer diálogos, relacionamentos felizes entre palestinos e israelitas.


Spoiler - Comentário sobre parte importante do Filme




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wu Xia / Swordsmen (Filme chinês - 2011)

Viver com a Miastenia - Documentário

Meus Pés são a Cadeira de Rodas